"Se o grau de civilização dum país se conhece pelo
modo como trata os seus animais, eu quero fazer parte dessa metade que quer
evoluir, contra a outra metade que não deixa."



sábado, 5 de abril de 2008

Peles de Animais

Os casacos de peles, utilizados principalmente por senhoras, transmitem uma imagem de elegância e riqueza. Mas, tudo se desmorona quando nos apercebemos da horrivel história que esta por detrás daquela beleza. Todos os anos, em nome da moda, milhões de animais sofrem uma morte lenta e dolorosa.

O Horror das Armadilhas - Captura de Animais Selvagens

As armadilhas são o instrumento mais utilizado na captura de animais selvagens. Este instrumento é accionado quando o animal pisa o sistema de disparo, fazendo com que as mandíbulas de metal se cerrem e o prendam pela pata. Desprovidos de alimento, de água e qualquer tipo de protecção dos predadores, pelo menos 1 em cada 4 animais rói a própria pata na tentativa de se libertar. Os que o conseguem fazer acabam por morrer pouco depois devido à perda de sangue, formação de infecções ou caçados em consequencia de vulnerabilidade face ao predador. Os animais que não conseguem escapar, aguardam em sofrimento durante vários dias ou até mesmo semanas, até que o caçador volte para verificar a sua armadilha e lhes aplique o golpe final, asfixiando-os com os pés. Muitas vezes, os animais não resistem à espera prolongada e morrem de fome, de frio, de desidratação ou atacados por predadores.












Criação de Animais em Cativeiro para serem utilizados na Industria de Peles

A criação de animais em quintas industriais não é menos cruel que a captura por armadilhas. Os animais são mantidos em jaulas muito pequenas, expostos aos factores climatéricos, ou seja, sem estarem minimamente protegidos do calor ou do frio, da chuva e mesmo da neve. As condições em que estes animais são mantidos nas quintas de peles submete-os a um stress, a uma angústia e a um desespero tais que os animais desenvolvem comportamentos anormais, como é caso dos movimentos estereotipados (os animais repetem obsessivamente os mesmos movimentos), da auto-mutilação (os animais roem as próprias patas e a cauda, auto-infligindo ferimentos graves no próprio corpo) e do canibalismo (os animais acabam por matar e mesmo comer membros da própria espécie, nomeadamente aqueles que são mantidos nas mesmas jaulas partilhadas, nas mesmas condições miseráveis).














Quero deixar-lhe um apelo: não use peles, se pretende obter esse efeito opte por peles sintétias. Evite o sofrimento e a morte de tão belos animais.

Nenhum comentário: